• Prefeitura do Rio será pioneira na compra de energia verde como alternativa a hidrelétricas
Publicado em 11/11/2022 - 12:49  |  Atualizado

Cidade do Rio é a primeira do país a investir em energia verde e vai economizar R$ 4,5 mi ao ano com conta de luz

A Prefeitura do Rio será a primeira do país a adotar fontes de energia limpa e renovável como alternativa ao abastecimento por hidrelétricas. A compra de energia no livre mercado, ou seja, sem intermediação da Light, é um projeto da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento que tem como foco o uso de energia eólica e solar para abastecer o Centro Administrativo São Sebastião (CASS), resultando na economia de R$ 4,5 milhões ao ano nas contas públicas. O projeto foi destaque na programação da segunda edição do Rio Innovation Week (RIW), evento de tecnologia, inovação e negócios, no Píer Mauá.

O abastecimento de energia verde será viabilizado por um pregão, lançado nesta sexta-feira (11/11), para compra direto com as geradoras, pelo período de 60 meses. A iniciativa permitirá que a Prefeitura aumente o leque de opções para aquisição de energia limpa. Existem atualmente no mercado cerca de 490 empresas comercializadoras varejistas, com preços que estimam a redução de 41% na tarifa atual.

“Todos ganham com este projeto: o município, que economiza ao abrir mais opções para compra de energia; os cidadãos, que verão a melhor aplicação do seu dinheiro pago em impostos; e o meio ambiente, com a adoção de energia limpa e renovável”, afirma a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

De acordo com a subsecretária de Gente e Gestão Compartilhada da SMFP, Roberta Guimarães, o objetivo é ampliar o projeto piloto para todas as estruturas do município, como hospitais, escolas e empresas públicas. “Além da sede da Prefeitura, estamos estudando a implantação da energia verde em outros 20 equipamentos municipais, com uma estimativa de economia de R$ 32 milhões anuais”, calcula Roberta.

Rio Innovation Week

O tema foi abordado no Rio Innovation Week, na sexta-feira, dia 11/11, às 10h15, no painel “Eficiência Energética: primeira prefeitura a comprar energia limpa”. A subsecretária Roberta Guimarães falou sobre o projeto e seus benefícios para a cidade. “Somente com uma mudança de compra de energia, o valor que vamos economizar em um ano é o suficiente para investir na contratação de aproximadamente 30 equipes de Saúde da Família, que no mesmo período realizariam mais de 250 mil atendimentos”, comenta.

Também estiveram presentes no painel três representantes da Prefeitura que falaram sobre o investimento em energia verde em outras áreas da cidade: o Coordenador de Projetos da Diretoria Técnica da Comlurb, Bernardo Ornelas, o Diretor de Estruturação de Projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Paulo Costa, e o Presidente da RioLuz, Paulo Cezar dos Santos.