ISS > Baixa ou Exclusão de Atividade do ISS

Baixa ou Exclusão de Atividade do ISS

Os atendimentos de baixa do ISS ou exclusão de atividade do ISS, exceto para os Microempreendedores Individuais (MEI), para os autônomos estabelecidos e para os autônomos equiparados a empresa, serão realizados através de correio eletrônico. A solicitação deverá ser encaminhada para o e-mail: iss_baixa@smf.rio.rj.gov.br

É necessário anexar, ao e-mail, os seguintes documentos no formato PDF:

1 – Distrato ou alteração contratual, devidamente registrados nos órgãos competentes;
2 – Certidão de situação fiscal, nos termos do art. 2º da Resolução SMF 1.897, de 23 de dezembro de 2003, emitida há, no máximo, 7 (sete) dias.

Caso a Certidão de situação fiscal não seja emitida diretamente no site da SMFP, os contribuintes deverão efetuar agendamento através do Portal Carioca Digital, para o serviço de “Certidões: Negativa, Regularização, Positiva e Não Contribuinte”.

Procedimento de baixa do ISS para contribuintes MEI (Microempreendedor Individual)

A baixa do ISS dos contribuintes enquadrados como Microempreendedores Individuais (MEI) será concedida, de ofício, com base em informações fornecidas pela Secretaria da Receita Federal.

Para efetuar a baixa de sua Inscrição Municipal/Alvará, o contribuinte MEI deve acessar o Portal Carioca Digital após 30 dias da baixa do CNPJ e seguir com os procedimentos lá especificados.

Obs 1: Em caso de mudança de endereço para outro município ou exclusão de todas as atividades de serviço, o contribuinte MEI deverá enviar solicitação para o e-mail iss_baixa@smf.rio.rj.gov.br e anexar a alteração contratual, devidamente registrada nos órgãos competentes.
Obs 2: Qualquer alteração cadastral que não seja para baixar o ISS deverá ser solicitada no Portal Carioca Digital.

Procedimento de baixa do ISS para Profissional Autônomo Estabelecido e Autônomo Equiparado a Empresa

Para informações sobre baixa do ISS de profissionais autônomos estabelecidos e autônomos equiparados à empresa, acesse: http://autonomos.rio.rj.gov.br

Pendências cadastrais

Caso a empresa tenha alguma pendência cadastral, deve enviar um e-mail para iss_cadastro@smf.rio.rj.gov.br, com o nome da empresa e a inscrição municipal no título do e-mail.