Arrecadação da Prefeitura aumentou 9,4% no primeiro semestre

• Arrecadação da Prefeitura aumentou 9,4% no primeiro semestre
Publicado em 28/07/2023 - 14:57  |  Atualizado

Relatório orçamentário apresenta receita de R$ 30,3 bilhões em 12 meses. Arrecadação de janeiro a junho alcançou R$21,7 bilhões

O relatório orçamentário de junho da Prefeitura do Rio mostra que a cidade fechou os últimos 12 meses com Receita Corrente Líquida de R$ 30,3 bilhões. O relatório, com os valores detalhados do 3º bimestre de 2023, foi divulgado pela Controladoria Geral do Município no Diário Oficial desta sexta-feira (28/07). A receita arrecadada em 2023, até o 3º bimestre, foi de R$ 21,7 bilhões, o que representa um aumento de 9,4% em relação à arrecadação nesse período em 2022. O documento reforça o empenho da administração municipal para manter o equilíbrio das contas.

Em janeiro de 2021, o caixa do município precisou arcar com passivos que somavam R$ 6 bilhões, incluindo o salário de dezembro e o 13º salário de 2020. Diversas despesas obrigatórias e fornecedores não tinham sido pagos na última administração. O ajuste efetuado desde o início de 2021 permitiu que todas as obrigações com os servidores e mais da metade dos fornecedores tivessem suas pendências integralmente quitadas. Entre as medidas que permitiram a recuperação das contas estão a organização das contas públicas, a revisão de custeio e a contenção das despesas, sem prejuízo para a cidade.

“O aumento da receita da Prefeitura do Rio representa uma retomada da boa gestão dos recursos públicos. Com uma saúde fiscal melhor, temos mais capacidade de investimento, permitindo maiores aportes em saúde, educação e infraestrutura”, afirma a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

Destaca-se, no relatório orçamentário, o desempenho da receita tributária própria com incremento de 11,8%. Já as transferências federais e estaduais tiveram redução de 3,7%. Os investimentos representaram 4,65% das despesas totais. No mesmo período do ano passado, esse índice foi de 2,95%.