Carioca terá voz no Planejamento Estratégico da cidade

• Carioca terá voz no Planejamento Estratégico da cidade
Publicado em 07/05/2021 - 17:41  |  Atualizado em 19/07/2021 - 17:51
Qual é a mudança que você quer ver na cidade? O carioca terá voz na elaboração do Planejamento Estratégico do Rio. Uma enquete pública no portal participa.rio foi lançada nesta quinta-feira (06/05), durante a reunião do Conselho da Cidade, como um esforço da Prefeitura em ouvir as prioridades para a população. Crianças e adolescentes, de 8 a 18 anos, também estão convidados a opinar, com uma área dedicada no portal. Basta acessar, até 20 de maio, o site participa.rio/retomada.

Essa é a primeira de um conjunto de enquetes do participa.rio para o novo Planejamento Estratégico. As perguntas estão organizadas por eixos temáticos, com questões também voltadas para as regiões dos moradores. A segunda fase da tomada participativa de informações acontecerá de 21 de maio a 5 de junho, com foco em seis temas transversais: Cooperação e Paz; Igualdade e Equidade; Longevidade, Bem-estar e Território Conectado; Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação; Mudanças Climáticas; Resiliência e Governança. A última etapa, até 25 de junho, terá foco na implementação do Plano Estratégico.

Em relação à participação de crianças, haverá uma enquete dedicada a elas. E a garotada poderá fazer também desenhos que apontem, por exemplo, os problemas de seus bairros. Está sendo criado ainda o Conselhinho da Cidade, formado por representantes de alunos da rede pública, que irão construir em conjunto propostas para uma cidade que contemple a necessidade das crianças.