Contribuintes do Rio receberão guia para pagamento de cotas atrasadas do IPTU

• Contribuintes do Rio receberão guia para pagamento de cotas atrasadas do IPTU
Publicado em 03/07/2023 - 14:37  |  Atualizado

Os contribuintes da cidade do Rio com cotas pendentes do IPTU dos exercícios de 2022 e 2023 têm nova oportunidade de realizar o pagamento. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento enviará para os cariocas uma nova guia de pagamento do IPTU em formato de carta com uma única folha, com vencimento para 31/07/2023.

Além da opção da guia em formato físico, é possível emitir, a qualquer momento, as guias para pagamento do IPTU, à vista ou por cotas, pelo Portal Carioca Digital (carioca.rio) ou pelo App Carioca Digital.

A Fazenda alerta para a quitação do imposto até a data do vencimento. Dessa forma, o contribuinte evitará a incidência de acréscimos moratórios. Para saber se existem débitos relacionados ao seu imóvel, o contribuinte pode emitir uma Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica, disponível no link https://carioca.rio/servicos/iptu-certidao-de-situacao-fiscal-e-enfiteutica/

Atenção para golpes

O município também faz um alerta para que contribuintes fiquem atentos a golpes na internet, como sites falsos e números de telefone que enviam mensagens solicitando dados pessoais para emissão de boletos falsos. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via Whatsapp ou SMS. O canal de atendimento da Prefeitura para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746, e o principal endereço para emissão da guia e das cotas do IPTU é o Carioca Digital: carioca.rio .