• IPTU com desconto de 7% em cota única e primeira parcela vencem nesta sexta-feira
Publicado em 03/02/2021 - 18:14  |  Atualizado em 19/07/2021 - 18:15

A cota única do IPTU 2021 com 7% de desconto vence nesta sexta-feira, dia 05 de fevereiro. A data é a mesma para o pagamento da primeira parcela, para quem optar pelo pagamento em 10 vezes.

A cobrança está diferente. O antigo carnê que costumava ser enviado aos 1,6 milhão de contribuintes foi substituído. Este ano, a guia chegou em formato carta, com apenas uma folha, nas cores azul e branco e apenas dois códigos de barras. Do lado externo, o da cota única, com desconto de 7%. Do lado de dentro, a primeira das 10 cotas para quem preferir pagar parcelado. As guias das demais parcelas devem ser impressas pelo site Carioca Digital (carioca.rio).

– A forma de cobrança mudou, mas a importância do IPTU para a cidade continua a mesma. Este é um dos mais importantes impostos com os quais os cariocas financiam o funcionamento do município, investindo em áreas-chave como Saúde, Educação e transporte – lembra o Secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo.

Algumas das mudanças geraram dúvidas entre os contribuintes e todos os chamados foram investigados. Não houve detecção de fraudes. Na última semana, pouco a pouco as incertezas deram lugar à mais segurança e a arrecadação cresceu quase 300% em relação ao ritmo de pagamento do ano anterior.

A campanha de informação de IPTU da Prefeitura continua durante o ano e a expectativa é que o processo de cobrança do tributo fique ainda mais digital e cada vez menos burocrático.

Em caso de dúvida, acesse o IPTU 2021 pelo portal Carioca Digital no endereço https://carioca.rio/servicos/segunda-via-do-iptu/.

Para acessar a guia de pagamento do IPTU

Como gerar as guias de pagamento do IPTU 2021 no portal carioca.rio:

1. Acesse o portal carioca.rio.

2. Role a tela para baixo e clique no botão IPTU 2020/2021.

3. Insira seu número de inscrição, disponível em qualquer documentação do IPTU.

4. Selecione o exercício 2021.

5. Clique em prosseguir.

6. Nesta tela, você terá duas opções de seleção:

• Cota única, com desconto de 7%.

• Caso prefira pagar em parcelas, selecione a primeira parcela mais abaixo

7. Com qualquer uma das opções selecionadas, aparecerá um botão para gerar o boleto

8. Agora é só clicar.

Calendário de pagamento:

Cota única – 5 de fevereiro

1ª cota – 5 de fevereiro

2ª cota – 5 de março

3ª Cota – 8 de abril

4ª cota – 7 de maio

5ª cota – 8 de junho

6ª cota – 7 de julho

7ª cota – 6 de agosto