• IPTU: última parcela vence na segunda-feira, e contribuintes devem ficar atentos a golpe
Publicado em 05/11/2021 - 13:11  |  Atualizado em 12/11/2021 - 13:13

Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2021 – Contribuintes da Cidade do Rio que optaram pelo pagamento do IPTU em parcelas têm até esta segunda-feira (8/11), para pagar a décima e última cota do imposto. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) alerta os cidadãos para que fiquem atentos a sites fraudulentos que se passam pelo Carioca Digital para aplicar golpes. As guias oficiais estão disponíveis somente no endereço www.carioca.rio. É possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.

A SMFP, por meio da Empresa Municipal de Informática (Iplan), já acionou a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) para que sejam investigadas denúncias de sites fraudulentos que enganam internautas com boletos falsos de pagamento das cotas de IPTU. Para não cair nesse golpe, contribuintes devem ficar atentos ao endereço correto do site oficial, além de não clicar em nenhum link enviado por terceiros ou em anúncios exibidos em resultados de buscas na internet. Quem tiver sido lesado por fraudadores deve procurar a polícia.

As guias oficiais em formato digital substituem o antigo carnê, que costumava ser enviado aos 1,6 milhão de contribuintes. No início deste ano, foram enviadas as guias em formato carta, com apenas uma folha e dois códigos de barras. Do lado externo, o da cota única, com desconto de 7%. Do lado de dentro, a primeira das 10 cotas para aqueles que optaram pelo pagamento parcelado. Todas as demais são acessíveis online. O não pagamento do tributo na data de vencimento implica na incidência de acréscimos moratórios.

Para acessar a guia de pagamento do IPTU, utilize o endereço abaixo:

Como gerar a guia de pagamento do IPTU 2021 no portal carioca.rio:

1.  Acesse o portal carioca.rio.

2.  Role a tela para baixo e clique no botão IPTU 2020/2021.

3.  Insira seu número de inscrição, disponível em qualquer documentação do IPTU.

4.  Selecione o exercício 2021.

5.  Clique em prosseguir.

6.  Selecione as parcelas que desejar baixar para pagar.

7.  Com qualquer uma das opções selecionadas, aparecerá um botão para gerar o boleto

8.  Agora é só clicar.

Calendário de pagamento: