• Metas da Prefeitura do Rio para 2022 incluem 330 mil procedimentos para zerar a fila do Sisreg e 9 mil vagas em creches
Publicado em 11/02/2022 - 09:07  |  Atualizado
Município divulga Acordo de Resultados, programa de meritocracia com 282 metas focadas na melhoria de serviços à população; servidor que cumprir ganhará até dois salários extras.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, divulga, nesta sexta-feira (11/2), as metas que compõem o Acordo de Resultados de 2022. O conjunto de ações vai resultar na entrega de melhores serviços públicos até dezembro, como a realização de 330 mil procedimentos de saúde de pessoas que aguardam na fila do Sisreg e a ampliação vagas creches para crianças de zero a três anos. A execução das ações só é possível em função do reequilíbrio das finanças municipais, que resultaram em um orçamento de R$ 40 bilhões para este ano, 28% a mais que o disponível em 2021.

O Acordo de Resultados é um programa de meritocracia que gratifica servidores que cumprem as metas do ano com até dois salários extras. A iniciativa foi implantada nas duas gestões anteriores do Prefeito Eduardo Paes, mas ficou suspensa entre 2017 e 2020. O programa voltou a vigorar no Município do Rio no ano passado, voltado para as principais áreas arrecadadoras da cidade. Agora, será estendido para todo o funcionalismo.

“O nosso foco sempre foi a entrega do melhor serviço público aos cariocas. O Acordo de Resultados é uma forma de garantir que o que a gente planejou seja entregue: realização de consultas e cirurgias, reformas de escolas, vagas em creches, melhoria do BRT, ruas com asfalto novo e etc. Assim damos mais qualidade de vida para a população e valorizamos o servidor que bater meta com um bônus”, diz o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo.

Ao todo, o programa prevê 282 metas divididas em 39 órgãos municipais. Na Saúde, uma delas é zerar a fila do Sisreg a partir da realização de 330 mil procedimentos até o final do ano. As ações também preveem a implantação de 8 centros de especialidades médicas e a ampliação para 55% da cobertura primária, garantindo 100% nas áreas mais vulneráveis da cidade. Já as metas na Educação incluem a reforma de mais de 100 escolas, a criação de cinco novas unidades escolares de ensino bilíngue, ampliar para 9 mil as vagas em creches escolares para crianças de zero a três anos, e expandir o ensino integral para 38% dos alunos da rede municipal.

O Acordo também estipula como meta a conclusão da licitação do BRT e da bilhetagem, além da compra e entrega de 20 novos ônibus para o sistema BRT já em julho. Além disso, estão previstas ações de melhoria da infraestrutura e conservação da cidade, como o recapeamento de 450 km de vias urbanas dentro do Programa Asfalto Liso e a requalificação de 50 km de ruas por meio do Programa Bairro Maravilha.

Outros destaques

• Modernizar 100% da iluminação pública (450 mil pontos), através da substituição por luminárias de LED, até setembro.
  • Instalar 10.000 pontos de Câmeras na cidade até dezembro.
  • Instalar 5.000 pontos de Wi-Fi na cidade até dezembro.
  • Promover a conexão cicloviária de 104 estações de transporte de alta e média capacidade, correspondendo a 513 km de infraestrutura cicloviária até dezembro
  • Requalificar 500 praças, parques infantis e espaços públicos residuais da cidade até 2022, com intervenções inovadoras alinhadas ao pós pandemia
  • Ampliar os serviços de conservação e manutenção de cursos d’água, com limpeza e desassoreamento, atendendo a extensão total acumulada de 122 km até dezembro.
  • Recapear 450 km de vias urbanas, sendo 150 km com o programa “Asfalto Liso”, 87 km com produção própria e 213 km com equipes extras, até dezembro.
  • Servir, pelo menos, 4,5 milhões de refeições nas Cozinhas Comunitárias Cariocas, e Rede de Bares e Restaurantes parceiros do Prato Feito Carioca a serem implantados pelo Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, visando garantir segurança alimentar e nutricional para pessoas em situação de vulnerabilidade social
  • Criar 1100 novas vagas e implantar 4 novas modalidades de acolhimento para a população em situação de rua até 2022, garantindo pelo menos 80% de ocupação média no ano
  • Reduzir até o final de 2022, em média, 22% dos crimes de oportunidade de rua registrados em 2019 nas CISP’s em que o Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) for instalado
  • Realizar 6000 acolhimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em 2022, alcançando 100% das mulheres com medidas protetivas nas varas atendidas