• Prefeitura do Rio implanta novo Sistema Integrado de Administração Financeira, Orçamentária e Contábil
Publicado em 19/01/2024 - 08:45  |  Atualizado

A Prefeitura do Rio publicou, nesta sexta-feira (19/01), o decreto de implantação do SIAFIC Carioca – Sistema Integrado de Administração Financeira, Orçamentária e Contábil. O SIAFIC centraliza três sistemas do município em um programa mais moderno e eficiente, possibilitando análises integradas em uma única plataforma. Os sistemas envolvidos e que serão substituídos são o ORCAMENTO, FINANC e FINCON.

A nova plataforma oferecerá melhores subsídios para tomada de decisões estratégicas e contribuirá para a redução de riscos operacionais e para otimização e racionalização de recursos e gastos públicos, com foco na transparência.

– O SIAFIC Carioca é um legado para a administração pública, um projeto enorme com grande valor para a gestão financeira da Prefeitura do Rio. Tivemos mais de cem servidores de várias secretarias envolvidos neste projeto, que será utilizado por toda a administração da cidade, pelas secretarias, empresas municipais e autarquias. – avalia a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

O decreto determina que toda a execução orçamentária, contábil e financeira da Administração Direta e Indireta seja realizada por meio do SIAFIC Carioca. Ao longo do mês de dezembro de 2023, mais de 2 mil servidores, que serão usuários do sistema, receberam treinamento. Os usuários contarão com suporte operacional (operação assistida) para garantir que a operação do SIAFIC Carioca seja feita com domínio, segurança e em conformidade com os requisitos legais, tanto na execução orçamentária, financeira e contábil, quanto na compreensão da estrutura do sistema.

– O projeto SIAFIC chega como uma mudança de paradigma na gestão das finanças do município do Rio de Janeiro, integrando, em um só ambiente, Poder Executivo, Poder Legislativo e o Tribunal de Contas. Sou muito grato por ter a oportunidade de participar deste projeto, e estou muito orgulhoso pelo fato da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro participar significativamente na construção deste, que será um legado para esta e futuras gerações de administradores públicos. – afirma o Controlador Geral do Município do Rio de Janeiro, Gustavo Bramili.

A implantação do sistema foi possível graças ao comprometimento e empenho por parte da equipe técnica da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) e da equipe técnica da Controladoria Geral do Município (CGM), assim como das demais secretarias, apoiadas pela equipe da IplanRio, Empresa Municipal de Informática, vinculada à Secretaria Municipal da Casa Civil.