Prefeitura do Rio recebe novos servidores concursados

Publicado em 24/05/2024 - 16:37  |  Atualizado em 24/05/2024 - 16:37
Os novos servidores foram aprovados no concurso da Secretaria de Fazenda e Planejamento e da Controladoria Geral do Município

O prefeito Eduardo Paes recebeu, nesta terça-feira (21/05), o Palácio da Cidade, os novos servidores concursados da Prefeitura do Rio. Os 60 servidores realizaram o concurso para cargos na Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e na Controladoria Geral do Município, em 2023. A cerimônia de recepção contou com a presença da secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, e do Controlador Geral do Município, Gustavo Bramili.

– Nós somos um farol para o Brasil, então temos esse desafio de mudar a vida da população carioca e ser um exemplo de avanço para o país. Sejam bem-vindos e dediquem-se, pois nosso objetivo é realizar entregas para o povo da nossa cidade –, afirmou o prefeito Eduardo Paes ao saudar os novos servidores.

Participaram da cerimônia os 22 fiscais de rendas, 14 analistas de orçamento e planejamento e 24 contadores que entraram para o quadro municipal. A categoria de fiscal de rendas tem a atribuição de administrar e arrecadar os tributos municipais, tais como ISS, IPTU e ITBI.  A categoria de analista de planejamento e orçamento (APO) tem a função de realizar toda gestão orçamentária, de forma a garantir efetivamente o planejamento estratégico, as ações do governo e a definição de metas com o objetivo de proporcionar o bem-estar geral do cidadão carioca. Os contadores são responsáveis pelos serviços de elaboração, análise e auditoria das demonstrações contábeis municipais, bem como promovem e fortalecem de forma preventiva o Sistema de Controle Interno na Prefeitura do Rio para a efetividade da gestão municipal.

– As convocações dos concursos representam um passo significativo para reforçar os quadros de áreas vitais para a administração municipal, como a Fazenda e a Controladoria. Os novos servidores vão contribuir muito para a cidade ao exercer papeis importantes de fiscalização dos tributos e de boa gestão orçamentária dos recursos públicos – afirmou a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

Para o Controlador Geral do Município, Gustavo Bramili, a chegada dos novos servidores à Controladoria Geral do Município do Rio, acrescentará maior eficiência na gestão pública:

– Estamos confiantes de que esses profissionais fortalecerão nossos esforços para garantir o controle interno, ações correcionais e a responsabilidade na administração dos recursos municipais, beneficiando diretamente todos os cidadãos cariocas – declarou Bramili.

Nos próximos dias, os servidores recém-chegados também participarão de palestras sobre Integridade; Planejamento Estratégico; Administração de RH e de Infraestrutura e Logística; Regime de Previdência Complementar; entre outros importantes temas que envolvem o serviço público. A programação da ambientação também conta com visitas a equipamentos emblemáticos da Prefeitura do Rio, como o Centro de Operações Rio (COR), o Super Centro de Saúde, o Ginásio Educacional Tecnológico (GET), o Porto Maravalley e o Terminal Gentileza.

A retomada dos concursos foi possível com o equilíbrio das contas da Prefeitura do Rio e dos esforços feitos na atual gestão para valorização dos servidores públicos. Como previsto nos editais dos concursos, o município conta ainda com um banco de candidatos aprovados e classificados para futuras convocações, dentro do prazo de validade do certame.