• Prefeitura do Rio sela parceria com Maceió e leva Táxi.Rio para capital do Alagoas
Publicado em 29/10/2021 - 14:59  |  Atualizado em 03/11/2021 - 14:59
Divulgação/Prefeitura

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2021 – Aplicativo de corridas de táxi desenvolvido pela Prefeitura do Rio, o Táxi.Rio Cidades iniciou uma viagem para o Nordeste. O Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento do Pedro Paulo assinou, nesta sexta-feira (29), um Acordo de Cooperação Técnica com o prefeito de Maceió João Henrique Caldas para disponibilizar a plataforma para a capital de Alagoas. A parceria foi selada durante uma visita do prefeito ao Centro de Operações do Rio.

Maceió não é a única cidade interessada no aplicativo carioca, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática, a IplanRio. Além da cidade nordestina, outros 24 municípios demonstraram interesse na plataforma, entre elas Salvador, capital da Bahia, e os municípios fluminenses de Niterói, São Gonçalo, Volta Redonda, Araruama, Nilópolis e Campos dos Goytacazes. No início de setembro, o secretário já havia firmado a parceria com Miguel Pereira, no interior do estado do Rio.

O Táxi.Rio Cidades é uma plataforma digital de intermediação de corridas gerida pela IplanRio e reúne cerca de 32,4 mil taxistas cadastrados. O aplicativo, que pode ser baixado no celular do usuário, permite que o passageiro solicite um táxi com até 40% de desconto e não exige, do motorista, nenhum tipo de pagamento pelo uso do serviço.

A ferramenta foi lançada em 2017 com o objetivo de reduzir custos associados ao transporte de servidores públicos e funcionar como uma alternativa ao aluguel de veículos e contratação de serviços de cooperativas de táxis por parte do poder público. Hoje, o aplicativo conta com aproximadamente 110 mil passageiros cadastrados e contabiliza uma média de 450 mil  corridas por mês.