• Projetos de inovação e sustentabilidade ambiental da Prefeitura do Rio recebem prêmio InovaCidade 2023
Publicado em 24/05/2023 - 14:24  |  Atualizado

Das 32 iniciativas premiadas pelo Smart City America Business, duas delas são cariocas. Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e Coordenadoria de Cidade Inteligente conduziram os projetos

As ações de inovação e sustentabilidade da Prefeitura do Rio foram vencedoras no Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business. Os projetos “Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia”, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP), e “Rio + Inteligente + Sustentável”, da Coordenadoria de Cidade Inteligente do Rio e Escritório de Planejamento da SMFP, venceram a categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta terça-feira, dia 23 de maio, no Smart City Business Brazil Congress.

“É a primeira vez que um município faz uma compra de energia no mercado livre no Brasil. Isso é uma coisa que já acontecia na iniciativa privada há muito tempo. Objetivamente isso gera uma economia de mais de 50% na conta de energia da sede da prefeitura. É redução de custo na veia e uma ação extremamente inovadora e inventiva no universo do serviço público. Mesmo espírito do Programa Rio+, que busca otimizar os resultados dos projetos municipais”, afirma o prefeito Eduardo Paes.

O projeto de aquisição de energia no livre mercado, ou seja, sem intermediação da Light, faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Prefeitura do Rio, e tem como foco o uso de energia eólica e solar para abastecer o Centro Administrativo São Sebastião (CASS). No âmbito municipal, a cidade do Rio foi pioneira na aquisição de energia limpa e renovável. Na primeira etapa do projeto, foi realizado um pregão, que teve a empresa de energia 2W Ecobank como vencedora, para aquisição de mais de 76 mil MWh em um contrato de cinco anos, que resulta na economia de mais de R$30 milhões nas despesas de energia na Sede Administrativa da Prefeitura do Rio. Além disso, o projeto evita 40 mil toneladas de CO2 e zera as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

“Todos ganham com este projeto: o município, que economiza ao abrir mais opções para compra de energia; os cidadãos, que verão a melhor aplicação do seu dinheiro pago em impostos; e o meio ambiente, com a adoção de energia limpa e renovável”, afirma a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

O projeto foi desenvolvido pela Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada da SMFP, e a subsecretária Roberta Guimarães esteve presente na cerimônia de premiação juntamente com a equipe gestora. “Para nós, é gratificante receber esta premiação como reconhecimento de um trabalho inovador e sustentável. E queremos expandir este projeto para além da sede da Prefeitura. Já iniciamos o processo de licitação para implantação da energia verde em 18 equipamentos de saúde, com uma estimativa de economia de R$ 60 milhões em cinco anos”, destaca Roberta.

Já o Programa Rio+ foi criado pela Coordenadoria de Cidades Inteligentes da Prefeitura do Rio de Janeiro (CCI), que funciona no Centro de Operações Rio, e pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. A principal característica inovadora deste programa, após a etapa de mapeamento e reconhecimento, é o processo de classificação das 60 iniciativas em diferentes temáticas, para posterior trabalho, quando viável e pertinente, de ganho de eficiência, potencialização de resultados, escalonamento e otimização. Para tangibilizar esta classificação foi criado o SELO RIO+, que reconhecerá as iniciativas que já estão contribuindo para uma cidade mais inteligente e sustentável. O programa visa valorizar e reconhecer iniciativas que contribuem para a qualidade de vida do carioca e para que o Rio de Janeiro se torne uma cidade mais inteligente e sustentável.

“Foi um projeto de mapeamento e diagnóstico dos projetos em curso que atendem ao conceito de Cidades Inteligentes nos mais variados eixos. O Programa Rio+ mostra a maturidade e a excelência das entregas dos órgãos e secretarias da Prefeitura do Rio. Ser contemplado com o prêmio InovaCidade 2023 é motivo de imenso orgulho para nós”, explica o coordenador Willington Feitosa, que destaca o Centro de Operações Rio como um dos órgãos que sintetizam um importante conceito Smart City: a capacidade de integração das mais diferentes áreas.

A participação de cidadãos e de conselhos municipais na iniciativa, o uso de tecnologias e a capacidade de influenciar outras áreas são alguns dos pontos valorizados na certificação. As iniciativas foram cadastradas pelas secretarias e órgãos e analisadas pela equipe especializada da Coordenadoria de Cidades Inteligentes. Para a entrega dos selos, foram avaliados segundo mérito, relevância, impacto e potencial de reaplicação de cada uma das ações.

“O Rio + é uma excelente iniciativa para qualificarmos projetos inovadores e que promovam o desenvolvimento sustentável na Cidade do Rio. Nós criamos critérios para qualificação destes projetos de acordo com o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Sustentável da cidade, e avaliamos os indicadores de políticas públicas relacionados. A premiação no InovaCidade 2023 nos mostra que estamos no caminho certo para continuarmos proporcionando qualidade de vida para os cidadãos e cidadãs da cidade”, afirma o subsecretário de  Planejamento e Acompanhamento de Resultados da SMFP, Jean Caris.