Coral Atrás da Nota

O Coral Atrás da Nota é formado por servidores ativos e inativos de diversas secretarias e instituições públicas municipais. O grupo foi fundado em novembro de 1994, e atualmente conta com a regência da Maestrina Beatriz Rodrigues.

Todos estão convidados a integrar o Coral, que é considerado um ícone da Prefeitura do Rio. Com o jeito carioca de ser, as apresentações sempre encantam com a simpatia, alegria e descontração dos participantes.

Nosso principal objetivo é estimular o canto coral, desenvolver o trabalho em equipe e melhorar a qualidade de vida do servidor municipal. O canto coral é capaz de promover inteligência emocional, socialização, expressão oral, alegria e prazer.

Os ensaios são realizados todas as terças e quintas-feiras, às 16h no Clube do Servidor Municipal, localizado na Rua Ulysses Guimarães, S/N – Cidade Nova.

Solte sua voz e venha cantar conosco!

28 anos do Coral Atrás da Nota

Tudo começou em 1994, o “Coral atrás da Nota” sobre a Regência do Maestro Mário Assef. Foi criado por Resolução da SMA com objetivo de integrar seus funcionários. Ao longo dos anos muitas vozes se fizeram ouvir!

O coral teve sua competência ampliada incorporando servidores de todas as Secretarias, sendo conhecido então como o “Coral da Prefeitura”. Considerado um ícone da nossa Cidade, tem sua imagem associada ao jeito carioca de ser, esbanjando simpatia, alegria e descontração nas suas apresentações.  O “Coral atrás da Nota”, através da prática do canto coral, valoriza a arte, a cultura e a música em suas mais variadas formas de expressão e se coloca a serviço da cidade do Rio de Janeiro.

O “Coral atrás da Nota” gravou um CD – Vozes do Rio. Escolher o Rio de Janeiro como tema foi falar de suas belezas e traduzir sua diversidade e o resultado foi transportar para o disco um pedaço desse estado de espírito conhecido como alma carioca.

Exercendo intensa atividade artística e cultural certamente conta com mais de 600 apresentações em eventos científicos e culturais da Prefeitura, cantando nas principais salas de concertos, entre outros equipamentos públicos ou privados além dos Encontros e Festivais Nacionais e Internacionais de Música.

São dezenas de apresentações em âmbito Nacional. Num tom mais acima num andamento “Allegro” o coral rompe as fronteiras e não fronteiras e vai encantar na Argentina, no Chile, no México. Foram inúmeras apresentações na cidade de Bariloche, Buenos Aires, Santiago, Valparaiso. Teve até desfile pelas ruas da cidade do México. Esse intercâmbio levou o nome da Cidade do Rio de Janeiro a um patamar de excelência do Canto Coral.

O coral se faz presente em importantes momentos institucionais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, ora participando da abertura, ora do encerramento…  Teatros, escolas, praças, hotéis, hospitais, Centro de Convenções, museus, igrejas, lá está o coral sempre correndo atrás da nota.

E receber a medalha Pedro Ernesto da Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro coroa o reconhecimento do importante papel que tem desempenhado ao longo dos anos.

E aí veio a Pandemia. A Pandemia do Covid-19 mudou o cenário de ensaios e apresentações dos Corais em todo o mundo via plataforma virtual o coral manteve seus ensaios e apresentações e atividades lúdicas. E assim atravessamos a pior fase da Pandemia produzindo arte cuidando da Saúde Mental e estreitando os laços de amizade. Ainda nos adaptando aos nossos tempos, uma outra notícia também nos exigiu criatividade e resiliência foi a aposentadoria do nosso querido maestro.

Este que tão bem Soube conduzir sua Batuta ao longo desses anos destacando sua mais fria em agregar diferentes corais como o CPRM, a Camerata de Medellín o ALTIVOZ , a UNATI,  entre outros.

Foi um grande desafio que a nova Maestria, Bia Rodrigues, assumiu com a Prefeitura. Vem desempenhando com muita dedicação a regência do coral, enfrentando com muita competência esse momento de dificuldades e resistência proporcionando aos Servidores Municipais uma vivência de aprendizado da boa música, uma intensa troca de experiências contribuindo assim para a qualidade de vida além de ocupar espaços onde o canto coral seja bem-vindo.

Nesses últimos 28 anos sempre corremos atrás da melhor nota, do melhor tom, da melhor cantata, da melhor fermata, do melhor andamento…

“A música começa onde acaba a fala” segundo Ernst Hoffmann, portanto, PARABÉNS “Coral atrás da nota” por cantar e nos encantar.!!!